Tuesday, June 12, 2007

Projecto

Fim de Época de Rugby Universitário.
Agora temos que analisar o que foi desenvolvido durante a época que decorreu, tomarmos as coisas boas, e corrigirmos os erros que fomos fazendo durante os treinos e jogos.
A equipa cresceu em todos os aspectos(fisico, psicologico, tactica e tecnica) mas mesmo assim ficamos abaixo dos "standards" que eu e o marco tinhamos pensado atingir.
A média de jogadores por treino foi de 5 pessoas, com o minimo a chegar a 2 pessoas a contar com um dos treinadores( na altura era so o Miroto coach) e o máximo a chegar a 15 pessoas. Compreendo que tivessem muito trabalho, mas não é desculpa para faltar aos treinos. Se souberem gerir bem a vossa vida conseguem dispensar 2 horas por semana para a equipa. Eu jogo na Agronomia, tou em Direito e ainda tenho o prazer dos vos treinar, faltei a um treino mais nada. A equipa tem começar a auto disciplinar se. Para maiores objectivos há que fazer maiores esforços( os jogadores da selecção nacional treinavam todos os dias as 8 da noite, tinham trabalho, estudos e familia e mesmo assim estavam la a treinar para conseguir o apuramente, e nunca foram remunerados!!!).
Outra coisa a ser desenvolvida é o trabalho e plano fisico. Muitas foram as vezes que se queixaram de um suposto excesso de trabalho físico(shuttles, diagonais), alguns chegaram mesmo a dizer que não era necessário. Bem a verdade é que eu e o Marco fomos até muito "meigos" com a equipa, nós chegamos a fazer coisas que nem há explicação. Mas é verdade que após 3 semanas de trabalho intenso sentimos bem, e temos uma preparação fantástica para os jogos. É necessário nos treinos todos 45 minutos de trabalho fisico. Temos que melhorar.
Outro aspecto é a saberem escutar, e quando o Marco ou eu falamos, e ordenamos é assim que deve ser feito. No último torneio, eu e o Marco escolhemos uma equipa mais forte, com jogadores mais experientes, no entanto não conseguimos nada, é verdade, mas se colocasse certos jogadores dentro de campo teria sido pior. Não estavamos minimamente preparados para o FCT. Não estamos ao nível do Fct, do Iseg, do Iscte, nem do Técnico. Precisamos de mais empanho, mais força, mais dedicação.
No outro dia alguem disse me que prefere perder por 70-00 e "jogarmos todos como sempre fizemos do que perdermos por 30-00 e jogarmos com jogadores federados e ex federados". Há gente que não precisa de vitórias para continuar a jogar, basta estarem dentro de campo a verem os outros a passar. Mas há muitos jogadores nesta equipa que querem acima de tudo ganhar.
Agora vêm os exames e aseguir as férias, vão dar para reflectir os erros que cada um fez, e as asneiras que cada um disse. Mas tambem vai dar para lembrar as placagens, os ensaios, as jogadas boas que cada um fez.
Temos de melhorar em muitos aspectos verdade, vamos fazer para tal. A minha filosofia mantém se a mesa. A melhor equipa joga, mas para isso é necessário que apareçam nos treinos para darem provas de tal.
Bem agora falo dos jogadores que me supreenderam e que acho que podem vir a ser boas supressas no Campeonato Universitário:
- José Gandarez: Tem muito que aprender ainda, mas é um jogador que deixa tudo em campo luta pela bola sempre que pode, fez muitas assistências para ensaios, tem que melhorar na velocidade, força e placagem;
- Serrano: Muito rápido, um excelente exemplo de um jogador de Sevens...a atacar. A defender há que trabalhar muito especialmente na placagem e no posicionamento na linha.
- Vidigueira: É dos jogadores que mais trabalhou e evolui em termos fisicos, placagem, passe;
De resto referir o jogador que esta a frente de todos em dedicação e que com muito trabalho e uma dieta pode vir a fazer se num jogador muito bom, o Gonçalo Figueiredo, uma insipiração. Foi a todos os treinos, mesmo lesionado, e contra a vontade de outros. Continua Gonçalo
As novas modificações na equipa são:
Saidas
-Rodrigo(ERASMUS)
-Ivan(Fim de Curso)
-Tia(Fim de Curso)
-David Serrãp(ERASMUS, é uma pena um verdadeiro líder e um excelente jogador)
Entradas
-Patchim

Modificações
-Gonçalo fica a Sub Capitão



Dentro das próximas semanas vou marcar uma reunião com a equipa para entrega de prémios de época e um jantar de equipa

2 comments:

Unknown said...

Boas, camaradas! Pois é, o ano lectivo acabou assim como as provas de rugby. O verão deixa-nos tempo para pensar, e descansar, e para preparar-nos para a próxima época. Eu sou um rookie nestas andanças do rugby, mas já deu para sentir um bocadinho o sentimento de pertença a uma equipa! Começamos por ser um grupo de colegas desajeitados apenas com alguma curiosidade que, com o passar do tempo, fomos transformando em EQUIPA. Fomos cada vez mais sendo contagiados pela "febre", ou "vício" do rugby, que em parte é culpa dos mister Miroto e do companheiro Isaac, que souberam nos incuntir o espírito deste desporto. A vocês agradeço a paciência, a dedicação e mais importante, a persistência, nunca desistindo da equipa, apesar das baldas aos treinos! Saúde e palha para a burra, que Deus n pode dar tudo!

FA UTL Rugby said...

Somos os maiores....este ano ke vem vamos dar ke falar..FA rulez...brigadão equipa....brigadão isaac...brigadão miroto